Matsudo

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Metodologia Scrum Processo para desenvolvimento de sistemas: definido ou empírico

Processo para desenvolvimento de sistemas: definido ou empírico

E-mail Imprimir PDF

De acordo com o artigo da Advanced Development Methods Inc., o Scrum utiliza o processo empírico. Na análise e planejamento do sistema nem todas as características e funcionalidades do projeto são identificadas desde o início do projeto.

 À cada iteração, nas reuniões diárias consegue-se identificar os impedimentos e variáveis que são necessários para a conclusão do projeto de acordo com os desejos do Product Owner (dono do projeto).

processo definido é baseado em leis fundamentais, o conjunto de entradas, utilizando a mesma teoria, para se conquista o mesmo resultado, o projeto está em conformidade com as definições iniciais. Como por exemplo, na construção de um edifício, antes do edifício ser construído já se tem todas as definições na planta e nos documentos gerados pelos engenheiros (funcionalidades e características que o edifício terá quando for concluído).

Para utilizar o processo empírico é necessário identificar após a inspeção se ele atende aos seguintes critérios: o projeto não se enquadra no processo definido, nem todas as variáveis são conhecidas, o sistema está começando a compreendido, ele é complexo, e com o tempo pode ser alterado pelo Product Owner (dono do projeto).

A utilização e a escolha incorreta do processo pode levar ao fracasso do projeto (ADM, 1995).

Assim como outras metodologias o Scrum possui papéis, técnicas e artefatos que são respeitados durante o desenvolvimento dos projetos.

Fontehttp://jeffsutherland.com/oopsla/schwapub.pdf

Última atualização em Seg, 27 de Julho de 2009 17:50  

Publicidade

Notas rápidas

Pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) com 1.000 consumidores obteve o seguinte resultado, 59% costumam realizar compras pela internet. Desse total, 57% afirmaram que a praticidade é um dos fatores que influenciam a aquisição de produtos pela web, contra 30% que responderam ser o preço.

Além desses fatores, a confiança na empresa também foi indicada como um motivo por 10% dos entrevistados, enquanto 2% lembraram da comodidade.

Fonte: InfoMoney