A metodologia Scrum é aplicado no desenvolvimento de produtos, na administração de trabalhos iterativos e incrementais, e por ser considerado um método ágil, com foco na qualidade e produtividade (Control Chaos, 2009), é também bastante utilizado no desenvolvimento de softwares.
Método ágil para o desenvolvimento do sistema
Diversas empresas adotam esse tipo de gerenciamento de projetos, como por exemplo, a Yahoo, Google, Electronic Arts, High Moon Studios, Lockheed Martin, Philips, Siemens, Nokia, BBC entre outras.(*)
A implantação do método é um processo não muito simples, por exigir uma mudança cultural da organização e possuir uma equipe multifuncional e disciplinado (Marçal, 2007).
Segundo Marçal, as principais características do Scrum são:
- possui um cronograma flexível (o dono do produto pode alterar o Backlog de Produto no final de cada Sprint);
- realização de revisões frequentes (diariamente existem reuniões entre a equipe com no máximo de 15 minutos);
- colaboração entre a equipe (todos trabalham com o objetivo de concluir o produto, existe a colaboração entre os membros da equipe);
- a equipe de desenvolvimento é pequena (com no máximo 6 a 10 pessoas),em projetos com grande quantidade de pessoas, elas são separadas em equipes menores agindo independentemente de outras equipes;
(*) Fonte: Relação de empresa que utilizam o Scrum. Palestra Gerenciamento de Projetos Ágeis com Scrum por Mauricio Vieira membro do Grupo de Pesquisa aSide@UFBA – Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia. Apresentação completa em aqui.
Fonte: CONTROL CHAOS. What is Scrum?. Acesso em: 16 fev. 2009.
Fonte: MARÇAL, Ana Sofia; PEREIRA, Paulo; TORREÃO, Paula. Entendendo Scrum para Gerenciar Projetos de Forma Ágil. Acesso em: 01 dez 2008.