Matsudo

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Metodologia Scrum Papéis e responsabilidades no Scrum

Papéis e responsabilidades no Scrum

E-mail Imprimir PDF

A organização dos recursos humanos envolvidos no projeto utilizando o método Scrum é separada em três papéis: Product Owner, Scrum Master e a Scrum Team (Marçal, 2007).

Os papéis e responsabilidades no Scrum, segundo Marçal (2007) são:

O Product Owner ou dono do produto, basicamente o cliente, responsável por definir o que é o produto, quais as suas características, como e quais serão as funcionalidades do produto, suas prioridades e aprova ou não o resultado do trabalho desenvolvido. Como todo cliente possui a preocupação em obter a lucro com o produto desenvolvido. Defini a data de entrega e quando necessário redefini as prioridades e as características do produto.

O Scrum Master trabalha próximo ao Product Owner, tem a responsabilidade da aplicação do método, ele deve garantir que a equipe seja funcional e produtiva e acompanhar o que está sendo realizado, ajudar a equipe removendo todo e qualquer impedimento que possa ocorrer no desenvolvimento dos Sprints, e também proteger a equipe de riscos e interferências externas e também o excesso de otimismo.

A Scrum Team, também chamada de Equipe, é o conjunto de pessoas que possui a responsabilidade de desenvolver e entregar os Sprints realizados. Deve ter como características: ser disciplinada e auto-gerenciada, com atributos multifuncional e comprometidos com um objetivo comum. Geralmente são formados em pequenas quantidades.

Fonte: MARÇAL, Ana Sofia; PEREIRA, Paulo; TORREÃO, Paula. Entendendo Scrum para Gerenciar Projetos de Forma Ágil. Acesso em: 01 dez 2008.
Última atualização em Seg, 10 de Agosto de 2009 21:56  

Publicidade

Notas rápidas

Em fevereiro/2009, a satisfação alcançou o menor índice, de 85,59%. Já em junho/2009, a satisfação alcançou o maior percentual, de 86,57%. Ainda segundo o levantamento, 8% dos consumidores que utilizaram a web para compras ficaram insatisfeitos com os serviços no primeiro semestre.

Fonte: InfoMoney