Matsudo

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Metodologia Scrum Conceitos, fases e artefatos do Scrum

Conceitos, fases e artefatos do Scrum

E-mail Imprimir PDF

Para realizar o planejamento, a execução e o controle o método possui artefatos e técnicas para o desenvolvimento do produto. Os principais documentos são os Backlog do Produto (Product Backlog), Backlog de Impedimentos e o Burndown Chart (Pereira, Torreão e Marçal, 2007).

Mas antes de definir cada documento é necessário entendermos o conceito de Sprint, como foi citado no início do Scrum, ele trabalha com uma série de iterações, são diversos ciclos chamados de Sprint, um ou o conjunto de Sprints executados se consegue montar uma ou mais funcionalidades do sistema, o conjunto de funcionalidade integrada forma o sistema.

Cada Sprint normalmente leva de 2 a 4 semanas para ser executada, esse período é chamado de Time Box.

O Backlog de Produto, lista todas as funcionalidades que serão necessárias no sistema e suas prioridades, associado ao valor de negócio para que se consiga calcular o retorno do projeto. Com esse documento a Equipe e o Scrum Master conseguem ter a visão do projeto, e listar as tarefas que deverão ser executadas para cada funcionalidade e quais as funcionalidades deverão ser priorizadas nos Sprints.

O Backlog de Impedimentos é a lista de impedimentos conhecidos que impedem a equipe de progredir na execução das tarefas ou dos Sprints, o Scrum Master possui a responsabilidade de resolver essas dificuldades, com isso não paralisando o trabalho da equipe.

Estimar as funcionalidades - Planning Poker

Para estimar as funcionalidades do Backlog de Produto usa-se a técnica do Planning Poker, essa técnica consiste em um jogo de cartas com a sequência numérica do Fibonacci(1,2,3,5,8,13,21, etc.).

A aplicação do Planning Poker acontece da seguinte forma como explica Marçal (2007):

Cada participante da reunião (equipe, Scrum Master e Product Owner) fica com um conjunto de cartas em mãos. A atribuição do grau de dificuldade de cada item do Backlog de Produto é feita com as cartas. Primeiro se atribui o tenha um consenso dos integrantes. É importante ter um moderador para que o processo de atribuição seja produtivo e não perca o foco do trabalho.

Controle

Para o controle do desenvolvimento e desempenho da equipe se monta o Burndown Chart. (Marçal, 2007)

O Burndown Chart, é um gráfico que demonstra a quantidade de horas e dias previstos para a realização do Sprint, com o que foi realizado, observando esse documento é fácil entender se o projeto está sendo realizado no prazo ou se está atrasado.

Fonte: MARÇAL, Ana Sofia; PEREIRA, Paulo; TORREÃO, Paula. Entendendo Scrum para Gerenciar Projetos de Forma Ágil. Acesso em: 01 dez 2008.

Última atualização em Seg, 10 de Agosto de 2009 21:56  

Publicidade

Notas rápidas

Pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) com 1.000 consumidores obteve o seguinte resultado, 59% costumam realizar compras pela internet. Desse total, 57% afirmaram que a praticidade é um dos fatores que influenciam a aquisição de produtos pela web, contra 30% que responderam ser o preço.

Além desses fatores, a confiança na empresa também foi indicada como um motivo por 10% dos entrevistados, enquanto 2% lembraram da comodidade.

Fonte: InfoMoney