Matsudo

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Example Pages

Siga-me no Twitter

E-mail Imprimir PDF

Para aqueles que já usam o twitter fiquem a vontade para me seguirem http://www.twitter.com/dhidekim, já para aqueles que não conhece, escrevi um pouco sobre o que é essa ferramenta que milhões de pessoas já utilizam diariamente.


O que é o Twitter?

Um serviço criado por Evan Williams e Biz Stones em 2006, essa ferramenta permite que usuários publiquem mensagens de até 140 caracteres, por meio do site ou do celular, podendo incluir ou não links para sites.
Os usuários publicam os mais variados tipos de informações (pessoal ou profissional) como por exemplo, "o que estão fazendo agora?" , "o que estão pensando?", "quais os planos?", "como estão se sentindo?", "o que aconteceu?" ou qualquer outra mensagem com relação a acontecimentos, conselhos, piadas, novidades, experiências com produtos ou serviços.

Como funciona o Twitter?
Para utilizar o Twitter é necessário que o usuário seja registrado.
Após estar autenticado no site o usuário pode:

  • Definir se o Twitter será privado (somente seguidores poderão ler as mensagens);
  • Alterar cadastro, configurações de cores, foto, imagem de fundo;
  • Seguir um usuário;
  • Postar ou responder mensagens;
  • Buscar usuários ou mensagens por palavra-chave;
  • Ler mensagens de outros usuários;

As mensagens postadas no site ficam disponíveis para que outros usuários possam ler. As mensagens são apresentadas em ordem cronológica.

Quem usa o Twitter no Brasil?
Perfil dos usuários que utilizam o Twitter no Brasil:*

  • Homem entre 21 e 30 anos;
  • Solteiro;
  • Mora nos estados de São Paulo ou Rio de Janeiro;
  • Está na universidade ou já concluíram o ensino superior;
  • É usuário pesado da internet: passa cerca de 50 horas por semana conectado;
  • Está no Twitter há menos de um ano, mas costuma acompanhar em média 111 pessoas e é seguido por 158;
  • Usa ferramentas 2.0 como orkut, YouTube, Facebook, Flickr, Last.fm e Google Reader;
  • Replica posts interessantes;
  • Atualiza-se pelo Twitter, por portais, blogs e amigos;
  • 70% seguem ou já seguiram perfis corporativos, de eventos ou campanhas.

Modelos de uso para as empresas**

Informativo: O Twitter é usado como serviço de alerta, para avisar sobre novas postagens em blogs, notícias, ou reportagens de sites de jornais e revistas.
Empresa que adotam: Normalmente empresas de mídia como por exemplo: CNN, Times, BBC, Terra, UOL, BandNews, GoogleNews, G1, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, entre outros.

Monitoramento: Empresas fazem buscas regulares no Twitter para saber, em tempo real, o que seus clientes estão falando sobre seus produtos ou serviços.
Empresas que adotam: Empresas de varejo e serviços, O Boticário, operadoras de telecomunicações Claro e NET, banco Bradesco.

Promoção: As empresas usam o serviço para divulgar promoções. Muitas aparecem no Twitter antes das outras mídias e há casos de ofertas exclusivas aos usuários de rede social.
Empresas que adotam: Redes de varejo e lojas de comércio eletrônico, como Submarino, Amazon ponto Frio e Dell.

Eventos: O Twitter é usado para promover eventos de massa, como shows e festas, e depois serve para medir a recepção do público.
Empresas que adotam: Empresas que realizam festivais associados a marcas, como TIM Festival, Skol, Sensation e Fiat SPFW.

* Fonte: Revista Info Edição de Junho/2009 – nº 208
** Fonte: Revista Exame Edição 942 – ano 43, nº 8 – 06/05/2009

Última atualização em Ter, 28 de Julho de 2009 15:23  

Publicidade

Notas rápidas

O estudo mostra também que muitos jovens divulgam informações pessoais sem restrição na internet. Dos 875 entrevistados, 73% já divulgaram fotos, 75%, a data de aniversário, e 87%, o nome verdadeiro, embora apenas 56% também tenham informado o sobrenome.

Fonte: InfoMoney